quinta-feira, 30 de julho de 2009

Saúde e Segurança na Volta às Aulas

A Prefeitura de Canoas confirmou hoje, 30, que as aulas na rede pública de ensino municipal terão reinício normal na próxima segunda-feira, dia 03 de agosto. A decisão foi anunciada em entrevista pelo prefeito municipal de Canoas, Jairo Jorge, em companhia do secretário de Educação, Paulo Ritter, e da secretária da Saúde, Beth Colombo. Segundo o prefeito, a suspensão de aulas tem se mostrado ineficaz em outros países. Caso apareçam evidências em contrário, a prefeitura de Canoas não hesitará em suspender todas as atividades públicas, situação que não acontece no momento.
O município está tomando todas as providências para reduzir os riscos da epidemia. 100 agentes de endemia estão trabalhando no trabalho de esclarecimento e monitoramento das escolas municipais. De forma pró-ativa, a prefeitura já vinha realizando palestras sobre a questão da gripe no sentido de orientar pais, alunos e a sociedade em geral. O secretário da Educação, Paulo Ritter, enfatizou, durante a entrevista coletiva, que, em caso de dúvidas, os pais devem procurar as secretarias de Educação e de Saúde ou mesmo os diretores de escolas.
Há duas semanas a direção da Escola Estadual Rondon, de Canoas, decidiu suspender as aulas devido à suspeita de uma de suas alunas estar com a gripe mas, atendendo a um pedido da Prefeitura de Canoas, determinou o às aulas. Amanhã, a estudante que se afastou da escola para tratamento, terá alta e retornará às atividades normais.
Nesta sexta-feira, às 14 horas, no salão da Secretaria Municipal da Educação, no Conjunto Comercial, os Agentes de Endemia, representantes das direções das escolas municipais e particulares de Canoas estarão reunidos para reforçar conceitos básicos de combate à gripa “A”. A Secretaria da Saúde também está providenciando o reforço na contratação de mais médicos para atender a demanda na rede local. O Secretário da Educação, Paulo Ritter, informou que no encontro desta sexta-feira começará a ser distribuído o novo material com informações para esclarecer a população em geral sobre os cuidados a serem tomados com relação à gripe A. O folheto tem texto coloquial, de fácil entendimento, e reforçará a política de educação preventiva à gripe.

Professores de Canoas participam de evento de educação em Bento Gonçalves

Cinco professoras da Rede Municipal de Canoas estão em Bento Gonçalves / RS, participando da oficina A imagem digital online como meio de aprendizagens: Projeto Aprendi, que será oferecida na programação da 9° edição do IFIP World Conference on Computers in Education (WCCE 2009).
O WCCE 2009 é um evento mundial que conta com a cooperação da Sociedade Brasileira de Computação, organizado pela UFRGS, UFSC, IDESTI (Instituto de Capacitação, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional em Gestão Social de Tecnologia de Informação e que este ano está ocorrendo no Brasil, na cidade de Bento Gonçalves (RS), do dia 27 ao dia 31 de julho.
Os professores de Artes e Informática da rede municipal foram convidados a participar do evento por estarem vinculados ao Projeto AprenDi que é desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Subjetividade, Tecnologia e Arte – NESTA, do Programa de Pós-Graduação em Informática da Educação da UFRGS. O projeto tem patrocínio do Programa Petrobras Cultural e iniciou no ano de 2008 uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Canoas, promovendo ações de formação continuada para professores de informática e arte da rede municipal, não gerando nenhum custo para a Secretaria de Educação.
Em março de 2009 foi mantida a parceria com a SME, ampliando a atuação do projeto para a Educação de Jovens e Adultos – EJA, promovendo assessorias e oficinas com enfoque na educação tecnológica e arte para os professores do ensino fundamental.
Participam do evento as professoras Deise Viegas de Azevedo e Rejane Reckziegel Ledur, da SME, a professora Daniela da Silveira Käefer da EMEF Nancy Pansera, a professora Daiana Lacerda de Souza da EMEF Thiago Würth e a professora Dileta da Rosa Santiago da EMEF Paulo VI.
Esperamos que tragam boas experiências para os alunos de Canoas...

Estudantes podem consultar simulado com questões-modelo do Enem

Prova será aplicada nos dias 3 e 4 de outubro e terá 180 questões, 45 para cada área de avaliação.
Os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem conferir o modelo das questões. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) colocou à disposição hoje (30) um simulado com 40 questões-modelo. Das 55 universidades federais, pelo menos 48 utilizarão a nota do Enem em alguma etapa de seleção.A prova será aplicada nos dias 3 e 4 de outubro e terá 180 questões, 45 para cada área de avaliação. Cada questão tem cinco itens, com apenas uma resposta correta. Além das questões de múltipla escolha, os estudantes também farão uma redação. Os resultados das provas serão divulgados no dia 4 de dezembro, e a nota da redação no dia 8 de janeiro de 2010.
O material está disponível em: http://www.enem.inep.gov.br/

Técnicas de ensino são discutidas em seminário em Canoas

Encontro é um espaço para debates entre os professores que aprendem técnicas da neopedagogia.
O segundo dia do 6º Seminário sobre a Neopedagogia da Gramática, ocorrido no miniauditório do IPUC, reuniu professores de Língua Portuguesa para discutir sobre novas técnicas de ensino. Conforme o professor Francisco Dequi, o encontro, que continua com mais uma série de palestras hoje, é um espaço para debates entre os professores que aprendem - e podem aplicar - técnicas da neopedagogia. "Representa outro caminho de domínio da Língua Portuguesa", explica o professor. A estudante de Letras da Ulbra Milena de Mello, 28 anos, interessou-se pelo curso e diz que atingiu as expectativas até agora. "Aprendi técnicas novas desenvolvidas e também uma forma diferente de ensino de gramática", conta. Para ela, o destaque ocorreu no primeiro dia com palestras sobre reforma ortográfica e acentuação. "Com apenas uma regra, sabendo os três roteiros, aprende-se a acentuação", ensina Dequi.

Para conter a gripe, férias prorrogadas.

O avanço da epidemia de gripe A no Estado provocou uma decisão histórica, que vai alterar a rotina de mais de 1,5 milhão de estudantes. Para conter o avanço da doença, que contaminou 12 mil gaúchos, matou 21 e até a próxima semana deve saltar para 40 mil casos, as redes estadual e particular de ensino decidiram prorrogar o recesso escolar em duas semanas, até 17 de agosto.
Embora a eficácia da estratégia de emergência divida especialistas, 35 municípios e instituições de Ensino Superior, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), também anunciaram que vão permanecer fechadas por mais tempo. A medida segue recomendação do comitê estadual de enfrentamento à gripe e acompanha o exemplo de Rio e São Paulo.
O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, afirma que a medida foi tomada porque o Estado é o foco de enfrentamento da gripe no país. O próprio secretário admite que não há como impedir a propagação.
– Qualquer medida que a gente tomar não vai alterar os números finais da gripe, mas isso pode alterar a velocidade do contágio, o que ajuda no controle e no atendimento – afirmou.
Horas depois da confirmação de que os estudantes estaduais ampliariam o recesso, o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS) decidiu recomendar o adiamento a seus associados. O Sinepe prevê que a adesão seja quase total, mas ressalta que a decisão final será tomada escola por escola. Segundo o presidente do Sindicato, Osvino Toillier, são estudadas alternativas para que as aulas perdidas sejam recuperadas.
Mesmo com a recomendação feita pelo comitê estadual, pelo menos 55 prefeituras já decidiram que vão manter o calendário original. Entre elas, a rede de Porto Alegre. Na avaliação da secretária municipal da Educação da Capital, Clecí Jurach, os prejuízos seriam maiores com a ampliação do recesso, porque a maioria dos 55 mil alunos tem na merenda escolar uma fonte importante de alimentação.
– Se os estudantes não receberem a merenda, ficarão enfraquecidos e mais vulneráveis – analisa.
O epidemiologista Jair Ferreira, do Hospital de Clínicas, considera válidos os esforços. Ele lembra que as crianças são disseminadoras do vírus, porque o período de transmissão é maior entre elas. Enquanto o tempo médio de contágio por um adulto infectado é de aproximadamente sete dias, crianças ficam até 14 dias com o vírus.

Exílio para fugir do contágio
Preocupadas com o risco de contágio com a gripe A, as amigas Fabiani Portella, 38 anos, e Marilene Cardoso, 42 anos, de Porto Alegre, decidiram não esperar pela decisão das escolas. Elas viajaram mais de 200 quilômetros em busca de refúgio e proteção para a família. Depois de retirar os filhos das aulas na Educação Infantil, decidiram se abrigar em uma fazenda em Soledade para escapar da contaminação. Longe da aglomeração dos shoppings, o grupo se diverte desde terça-feira recuperando antigas tradições, como contar histórias ao redor da fogueira e andar de balanço.
– Em vez de ficar só em casa fechado, a gente resolveu vir para cá para eles poderem ficar ao ar livre – conta Fabiani, que é psicopedagoga e mãe de Ana Laura, dois anos.

A situação em cada rede
REDE ESTADUAL
- O retorno dos 1,2 milhão de alunos das 2,6 mil escolas estaduais, inicialmente programado para o dia 3, foi prorrogado para o dia 17.

REDES MUNICIPAIS
- Pelo menos 37 municípios já confirmaram que vão prolongar o recesso escolar em sua rede para combater a gripe A. Segundo levantamento divulgado ontem pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), outros 17 municípios ainda estudam se vão ou não aderir à prorrogação e 55 municípios decidiram manter o calendário regular – a maioria dos 496 municípios ainda não respondeu ao questionário.
- Os municípios que aderiram: Alto Alegre, Barros Cassal, Cachoeira do Sul, Campos Borges, Colinas, Coronel Pilar, Cruz Alta, Dom Pedrito, Ernestina, Espumoso, Estância Velha, Esteio, Estrela, Farroupilha, Fontoura Xavier, Gramado Xavier, Gravataí Ibirapuitã, Itapuca, Manoel Viana, Mata, Mormaço, Paraí, Pinhal da Serra, Saldanha Marinho, Santa Bárbara do Sul, Santa Maria, Santa Vitória do Palmar, São Borja, São José do Herval, São José do Norte, São Vendelino, Serafina Corrêa, Soledade, Tio Hugo, Uruguaiana, Vacaria.

REDE PARTICULAR
- O Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS) decidiu recomendar a prorrogação do recesso escolar nas escolas particulares do Rio Grande do Sul para 17 de agosto, mas a decisão final sobre a data de volta às aulas será tomada por cada um dos estabelecimentos. Instituições como o Colégio Anchieta e Israelita, da Capital, aderiram à recomendação.

UNIVERSIDADES
- A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Pontifícia Universidade Católica anunciaram ontem que o retorno das aulas será adiado para o dia 17. A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões também prorrogou as aulas, para o dia 10 de agosto.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Jussara Polidoro domina futsal juvenil dos Jergs e Ceca

Sob o comando do professor de educação física Reinaldo Martins Rodrigues, como ocorrido no ano de 2008, o Futsal Feminino do Colégio Estadual Jussara Maria Polidoro, do bairro Guajuviras, conquistou de forma invicta uma das vagas do Jergs 2009, em sua fase Municipal. Esta conquista deu à Escola o direito de representar o município na Fase de Coordenadoria (27ª), que envolve os Municípios de Canoas, Sapucaia, Esteio, Triunfo e Nova Santa Rita, onde as meninas superaram todas as adversárias com bastante autoridade e conquistaram pela segunda vez seguida e de forma invicta o direito de representar o Município de Canoas e a região da 27ª na etapa regional que será realizada no mês de agosto na cidade de Guaíba. No CECA 2009, esta mesma equipe conquistou a segunda colocação na Categoria Juvenil. As alunas responsáveis por mais essas conquistas: Marion, Tâmara, Juliana, Franciele, Karolyne, Rayssa, Shaieny, Bianca, Alexsandra, Andrielle e Karoline.
A equipe de Futsal Juvenil Masculina do Jussara M. Polidoro também conquistou umas das vagas da fase Municipal dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul(Jergs 2009). Da mesma forma, sem nenhuma derrota sofrida, na Fase de Coordenadoria, os meninos também superaram seus adversários com atuações brilhantes, o que lhes garantiu também o direito de representar o Município de Canoas e a região da 27ª Coordenadoria na etapa regional também na cidade de Guaíba.
Já nas Competições Escolares Canoenses 2009, a superação foi a tônica da disputa, o Jussara Polidoro sagrou-se campeão da Categoria Juvenil de forma invicta. Segue a relação de alunos: Lucas, Dariel, Michel, Robson, Renan, Leonardo, Eduardo, Douglas, Jonatas, Altair e Henrique.

Escola Affonso Charlier receberá muro e quadra poliesportiva

Uma reivindicação de aproximadamente 30 anos da comunidade escolar da escola Estadual de Ensino Médio Affonso Charlier, no bairro Harmonia, será atendida pelo Governo do Estado. Segundo a diretora da escola, Nádia Araújo, há cerca de 30 anos, professores, alunos e pais vêm reivindicando a construção de um muro cercando a escola e uma quadra para a prática de esporte. Atualmente, os 950 alunos do ensino Fundamental e Médio só têm uma área gramada e um piso de concreto para as atividades esportivas.

Escola Martinho Lutero na Copa Moranguinho de Judô

No dia 18 passado, sábado, ocorreu a 2º Copa Moranguinho, na cidade de Bom Princípio, o evento foi organizado pela Academia Budo Kwai Judô do professor Valmir Carvalho e pela Canoas Associação de Judô. Participando com 11 alunos do Judô, a Escola Martinho Lutero obteve a terceira colocação.
O grupo foi composto por alunos da rede de escolas vinculadas: São Mateus, Santa Cruz e Martinho Lutero. O resultado geral por entidade foi o seguinte:
Campeão - Budo kwai
Vice-campeão - Viamão Judô Clube
Terceiros lugares – Dojô Esteio e Escola Martinho Lutero
Quarto lugar - Clube Cultural Canoense.
O evento foi significativo para incentivar os alunos iniciantes, bem como ajudar na preparação das equipes de base.
Todos os alunos receberam medalhas por sua participação. Além das disputas, os atletas aproveitaram para passear na cidade e se integrar com os judocas do município.

Cristo campeão do futsal feminino infantil do Ceca

A equipe infantil feminina do Colégio Ulbra Cristo Redentor sagrouse campeã, invicta das Competições Escolares Canoenses de Futsal. A equipe venceu na 1ª fase as escolas São Marcos, Protásio Alves e Rio Grande do Sul e, no triangular final, venceu as Escolas Bento Gonçalves e Jussara Polidoro. O colégio da Ulbra teve o ataque mais positivo da competição, com 36 gols e a defesa menos vazada sofrendo apenas 5 gols. A equipe treinada pelo professor Eduardo Almeida jogou com: Morgana Hardt, Laís Steffens, Priscila Cantu, Anyuska Amaral, Letícia Ferreira, Daniele Della Passe, Camila Alves, Bianca Fernandes, Angélica Severo, Natalia Arces e Tália dos Santos.
Veja a campanha da equipe:
1ª fase: Cristo 8 x 0 São Marcos; Cristo 5 x 0 Protásio Alves; Cristo 11 x 0 Rio Grande do Sul.
Triangular Final: Cristo 3 x 1 Bento; Cristo 6 x 2 Jussara Polidoro.

Ministérios recomendam que alunos com sintomas da gripe A fiquem em casa

Outra orientação é para que professores e diretores fiquem atentos aos estudantes.
Saiba mais
Ministério da Saúde divulga 15 perguntas e respostas sobre a Gripe A
Número de casos suspeitos de gripe A sobe para 12 em NH
Médica teria dito a pai de vítima que gripe A "não pega em criança"
Nova gripe: Saúde recebe e distribui carga de Tamiflu em cidades do RS
Medicamento contra nova gripe não está em falta, garante Temporão
Cirurgias eletivas são suspensas devido à Gripe A e falta de leitos
Receio da nova gripe leva postos a ampliar horários na região
Argentina exigirá no Mercosul tratamento igual na distribuição de vacinas
Brasília - Apesar de o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ter afirmado que o governo poderia recomendar a prorrogação das férias escolares em função da gripe suína, até o momento os calendários deverão ser mantidos. Em nota divulgada hoje (23), os ministérios da Educação e da Saúde recomendam que alunos e professores com sintomas da doença permaneçam em casa.
Outra orientação é para que professores e diretores fiquem atentos para orientar estudantes que apresentam os sintomas para retornarem às suas casas. Eles são semelhantes ao da gripe comum: febre repentina, tosse, coriza, dores musculares, nas articulações e de cabeça. A nota diz ainda que "eventuais novas recomendações, como a possibilidade de adiamento do calendário escolar em alguns estados, ainda estão em discussão entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais de saúde".

Definidas propostas a crianças e adolescentes

Ontem foi o dia de debate importante para entidades do município que se dedicam à infância e à juventude. A 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente encerrou-se em clima de definições. Grupos de trabalho debateram o assunto com base em eixos e diretrizes traçadas, discutindo propostas para um plano nacional que será desenvolvido pelos próximos dez anos.
Entre os principais destaques dos grupos estão a ampliação de política pública de educação, a criação de escolas infantis e atividades a serem oferecidas em turnos inversos aos das aulas. “Isso evita até mesmo a questão das drogas, Os grupos falaram do desenvolvimento de atividades culturais. Outra demanda é a ampliação no atendimento da saúde mental e os atendimentos nos Caps (Centro de Atenção Psicossocial)”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Falcão.
Até mesmo um grupo de crianças participou do trabalho. O principal destaque deles foi que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente aconselhe e oriente mais. Uma representante da Pastoral da Criança, Eva Elisabeth Valasco, 48 anos, acredita que o encontro serve para unir a comunidade em torno de um objetivo. “Gostei muito, principalmente dos depoimentos que servem para a gente ver de perto o que acontece.”
As diretrizes pré-estabelecidas que inspiraram os grupos eram promoção e universalização dos direitos; proteção e defesa no enfrentamento das violações dos direitos; fortalecimento do sistema de garantia de direitos; participação de crianças e adolescentes em espaços de construção da cidadania e gestão da política. No encontro foram escolhidos 18 delegados e 18 suplentes que vão representar o município na Conferência Estadual em setembro, para mais uma etapa de debate.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Festa na Escola Bento Gonçalves


O presidente do Grêmio do Bento Gonçalves, Vanderson Bittencourt, quer avisar a galera, que no dia 06 de agosto a partir das 19 horas terá uma grande Festa Jovem na Escola, mais um sucesso proporcionado pelo Grêmio Estudantil em parceria com a Direção Escolar.
A UCE vai estar lá....
Escola Estadual de 1º e 2º Graus Bento Gonçalves
Av Rio Grande do Sul, 1055 - Mathias Velho Canoas
(0xx)51 3472-5115‎

terça-feira, 21 de julho de 2009

Parlamento Jovem... em Canoas...

Nesta última segunda-feira dia 20 de julho de 2009, foi sancionada a lei que institui o Projeto da Coordenadoria Municipal de Juventude, O Parlamento Jovem.
Conforme Cebola, o próximo passo agora é a publicação do edital para a inscrição das escolas interessadas em participar do projeto. Em seguida, serão organizados os partidos temáticos nas escolas da rede pública e privada, onde serão eleitos os estudantes-parlamentares. “Queremos aproximar os jovens da política, mostrar como funciona essa Casa e criar novas lideranças, em uma profunda relação com a cidadania”, resume.
Além da vice-prefeita, que representou na ocasião o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e o deputado estadual Adão Villaverde, compuseram a mesa durante o evento a chefe da zona coordenadora eleitoral 171, representando o juiz Fábio Koff, e o vereador César Augusto – representando o Legislativo Municipal. Na plenária, estiveram ainda presentes o presidente da União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (UGES), Antônio Rosa e toda a diretoria da UCE (União Canoense de Estudantes) entre outras lideranças da cidade.
A UCE parabeniza nosso grande apoiador e parceiro o “Cebola” e também toda sua equipe, Émerson, Fabiano, Regina e Professor Guto por esta iniciativa pioneira no nosso estado.
Entenda o Projeto:
Parceiros:

Escolas municipais, estaduais e privadas; Câmara de Vereadores; Assembléia Legislativa; Tribunal Regional Eleitoral-TRE; Secretarias do Município; Gabinete do Prefeito; Entidades que trabalham com a temática (JUVENTUDE).
Objetivos:
Apresentar à sociedade canoense uma excelente oportunidade para que seus jovens conheçam os bastidores do Poder Legislativo Municipal, as funções e o cotidiano desta Casa de Leis e de nossos Vereadores.
Envolver jovens estudantes na discussão de problemas sociais e na elaboração de propostas para solucioná-los é, sem dúvida, uma das mais eficientes maneiras de inseri-los na vida política e de mostrar-lhes que a cidadania se constrói com participação efetiva, com apreço ao diálogo, com respeito à opinião dos outros e com responsabilidade.
Acreditamos que ações como esta, aproximam a Câmara Municipal de Canoas da sociedade que ela representa, proporcionando, portanto, o trilhar de um caminho mais democrático, mais justo e porque não dizer, mais desenvolvido.
O que é Parlamento Jovem?
É uma Câmara formada por até 12 Partidos Temáticos, com 15 Vereadores Estudantes + 15 Vereadores Estudantes Suplentes, eleitos por suas comunidades escolares que acontecerá todos os anos a partir de 2009, em uma Legislatura entre o período de preparação (Abril/Agosto) e a posse (12 de Agosto) durante a Semana da Juventude de Canoas, com mandato até dezembro.
Partidos Temáticos: Partido da Agricultura; Partido dos Direitos Humanos; Partido dos Esportes; Partido do Meio Ambiente; Partido da Cultura; Partido da Educação; Partido da Defesa do Consumidor; Partido do Emprego; Partido da Habitação; Partido da Saúde; Partido da Juventude; Partido da Segurança Pública.
Vereadores Jovens
Alunos das 7ªs e 8ªs séries do ensino fundamental,bem como os estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, poderão se candidatar a uma das cadeiras do Parlamento Jovem;
O aluno deverá se inscrever junto à direção de sua escola ou órgão interno por ela designado.
Como participar...
A escola convidada preencherá a ficha de inscrição;
A coordenadoria em parceria com a escola mobiliza os jovens;
Em preparação com a comunidade escolar organiza-se o cronograma de atividades.
Cronograma
Abril – Preparação para a Eleição e lançamento do Projeto
Maio – Eleição do Partido Temático
Junho – Capacitação interna nas escolas
Julho – Eleição dos Vereadores Jovens e capacitação dos eleitos
Agosto – Semana da Juventude, Solenidade de posse e primeira Sessão Plenária.
Setembro – 2° e 3° Sessões Plenárias
Outubro – Encaminhamento das proposições ao Prefeito Municipal e Conferência Municipal de Juventude
Mais informações com a Coordenadoria Municipal de Juventude-3464-0699