quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Escolas arrecadam 238 mil peças de material reciclável para Natal da Transformação


Garrafas pet, embalagens tetra pac e latinhas de cerveja e de refrigerante estão sendo, há cerca de um mês, motivo de grandes mobilizações em 24 escolas municipais de ensino infantil e fundamental. Incentivada pela Secretaria Municipal de Educação, a gincana cultural de arrecadação de materiais para a realização do projeto ‘Natal da Transformação’, divulgou nesta quarta, 4, as duas escolas vencedoras.
Com 75.754 mil pontos, a E.M.E.F Guajuviras venceu entre as escolas fundamentais. Já entre as instituições de ensino infantil, a E.M.E.I Vó Babali, foi a campeã com 62.015 mil pontos. Ambas escolas vão ganhar como prêmio pela vitória a pintura interna e externa de seus espaços físicos. “Desde o dia em que fomos informados da gincana tive a certeza que iríamos ganhar. Trabalhamos muito, nós da escola, os pais, os amigos e os familiares. Tivemos dores no corpo de tanto nos abaixar e enjôos com o cheiro de leite nas caixinhas, mas tudo valeu muito a pena. Nosso pessoal se engajou mesmo, buscou garrafas até em Sapiranga e Porto Alegre”, conta Geisa Maria Bonfanti, diretora da Escola Guajuviras.
A cerimônia de abertura dos envelopes, improvisada no saguão da secretaria, contou com a presença do prefeito Jairo Jorge e da primeira-dama do município e idealizadora da ação, Thaís Pena. O Movimento Ação por Canoas, presidido por Thaís, em parceria com a Prefeitura de Canoas, já está colocando em prática o projeto que dá oportunidade de qualificação profissional a 90 famílias canoenses. Artesãos, qualificados em oficinas, estão aprendendo a confeccionar enfeites natalinos utilizando essa matéria prima reciclável recolhida pelos alunos. Os enfeites elaborados e criativos irão adornar Canoas na época de natal.
“Essa iniciativa proporciona transformação em três direções: na conscientização da importância da reciclagem e da preservação ambiental nas nossas crianças, que são formadoras de opinião; na oportunidade de geração de trabalho, qualificação e potencial artístico dos participantes e no que se refere à autoestima da cidade, pois quem ama Canoas quer vê-la bela, enfeitada e cuidada”. A declaração do prefeito foi finalizada com um grande agradecimento a todas as escolas participantes. De acordo com ele, essa foi uma competição de todos, em que não existiram vencedores e perdedores.
Também valorizando as crianças e jovens canoenses, o secretário da Educação, Paulo Ritter, lembrou que esse gesto será simbólico, pois resultará em comprometimento, excelência e paixão. “Quando os alunos passarem pela cidade decorada agora em dezembro, eles vão olhar a obra pronta e se orgulhar de terem contribuído para essa conquista. Eles vão se sentir sujeitos nessa produção, assim como os artistas”, exaltou.

fonte: Prefeitura Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário