terça-feira, 3 de novembro de 2009

Primeiro encontro entre jovens candidatos interessados em ser um “vereador”

Um encontro entre jovens candidatos para ser um “vereador” do projeto parlamento jovem, aconteceu nessa terça-feira, dia 3, na Escola Municipal Thiago Würth. De acordo com o Secretário Adjunto de Relações Institucionais, Anderson Fraga, esse encontro foi essencial para trazer conceitos e nivelar conhecimento aos candidatos sobre o papel parlamentar e do parlamento jovem. “Sinto-me honrado em poder participar de um projeto responsável por aproximar da juventude o exercício da cidadania. Vivenciando um processo de caráter instituindo a prática da democracia”, pondera. Para ele, a interação, iniciativa e participação do jovem é indispensável.
A participação juvenil é dinâmica, está em movimento e assume diferentes formas. Por muito tempo participação foi tratada como sinônimo de protagonismo juvenil. O termo protagonismo vem do meio empresarial e foi adotado pelo terceiro setor. O termo participação tem caráter mais amplo e significa uma forma de expressar as demandas pelos direitos, uma forma de exercer a cidadania.
Os níveis de participação amadurecem de acordo com o grau de participação de seus atores, no caso os jovens. Os espaços de participação podem ser na escola, na igreja, em organizações e movimentos sociais, por meio de veículos de comunicação, em representações em fóruns, em partidos e redes de juventude, em torcidas, acampamentos, e uma infinidade de formas e vias.
“Poder botar em prática os projetos que temos em mente é algo muito satisfatório, ainda mais quando dispomos do apoio de amigos”, comenta Ester Machado, 14 anos, candidata a jovem vereadora. Já para Juliano Nunes, 15 anos, que também concorre ao cargo, o apoio da família é muito importante. “Recebo muito apoio dos meus pais, e sempre que vejo meus colegas reclamando de algo, logo penso em uma solução para resolver aquele problema”, ressalta ele, afirmando ter muita curiosidade em saber como funciona a política.
fonte: Prefeitura Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário