sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Prefeito conhece projeto Educação de Trânsito em escola municipal

Lugar de pedestre é na calçada; andar de bicicleta somente pelo lado direito da via e nunca pela contramão; respeitar o seu espaço e o das outras pessoas e usar sempre o cinto de segurança. Essas foram às quatro dicas de respeito e segurança do Tunico e da Florabela, personagens do teatrinho realizado pela unidade de Educação no Trânsito da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade de Canoas.
Nessa sexta, 4, o prefeito Jairo Jorge, juntamente com o secretário da pasta, Luiz Carlos Bertotto e demais integrantes da secretaria, esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Artur Oscar Jochins para conhecer o projeto que já visitou 10.500 alunos em todas 42 instituições de ensino fundamental canoenses desde o final de junho.
“Estou encantado com esse trabalho tão simples e significativo. Nosso projeto para o ano que vem é aperfeiçoar esse programa que já está trazendo muitos resultados positivos”, declarou Bertotto após presenciar a reação empolgada das crianças da 2ª série após assistir a peça. O secretário lembrou também que a iniciativa não pretende formar futuros motoristas e sim trata a criança como criança, com a consciência que ela não dirige e sim anda de ônibus, bicicleta, na carona ou a pé e é a educação para esses hábitos que eles ensinam.
Para as turmas de 7ª série, a linguagem é abordada de forma diferente. A gestora Tatiana Sensi ponderou aos estudantes que no caso deles, que já são adolescentes os princípios de educação no trânsito e prevenção de acidentes são dados por meio de conversas. “A informação é fundamental para mudarmos nossos comportamentos. Só assim também poderemos mudar uma triste realidade que coloca nosso município como o 10º em número de acidentes de trânsito no estado”, afirmou.
Jairo Jorge reiterou as palavras de Tatiana lembrando aos alunos da importância de ações como essa para proporcionar a segurança dos jovens, que segundo ele é fundamental.
A atividade já está retornando à algumas escolas a fim de atender à todas as turmas e a partir da semana que vem a equipe começa a visitar os colégios particulares e estaduais.

fonte: Prefeitura Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário