terça-feira, 1 de setembro de 2009

Projeto municipal alia educação, história e literatura

Com a integração realizada na atual gestão entre o museu municipal com a Biblioteca João Palma da Silva, as visitas orientadas a esses órgãos também foram unificadas. Assim, as crianças que antes visitavam separadamente tais locais, agora o fazem em uma experiência única. “Ajustamos a linguagem a eles; através de objetos, vídeos e imagens introduzimos a história da cidade”, explica a gestora de unidade do Museu, Iolanda Menezes Finkler.
Esta condição envolve educação patrimonial; conhecimento do acervo e uma dose de animação, através do boneco Juca. “Essa integração entre a biblioteca e o museu enriqueceu mais culturalmente ambos espaços”, avalia a professora Rosana Rossetti Diehl, do colégio Maria Auxiliadora. Junto com sua colega, ela levou um grupo de 20 crianças para conhecer as depedências do órgão, incluindo o projeto A Hora do Conto, que envolve a contação de uma história, pelo boneco Juca.
Outra atração importante, que tem ganhado espaço através do personagem Juca, é o Clube de Leitura, que permite a interação de escritores locais com esse projeto, que tem concorrido para que seus livros sejam contados pelo boneco às crianças. Entusiasmadas pelo êxito crescente do projeto, as professoras observam a maior valorização da iniciativa. “É a primeira vez que temos um espaço especial”, nota a professora Sônia Petry, que interpreta o boneco.
Conforme a gestora de unidade da biblioteca, Simone Maia, essas mudanças fizeram crescer também a freqüência ao local. “Ao lado do contato com os livros, possibilitamos uma interação com a história, através de objetos doados pelas primeiras famílias de Canoas”, observa Simone. Ela também antecipa que está sendo preparada atividades especiais para celebrar os 43 anos da Biblioteca, entre os quais um concurso de poesia.
fonte:Prefeitura Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário