quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Canoas terá 15 estudantes "vereadores" até novembro

Nesta terça-feira, 20, uma das maiores escolas municipais de Canoas teve a votação do partido temático, do projeto Parlamento Jovem. A eleição ocorreu na E.M.E.F Thiago Wurth, que tem mais de 1,6 mil alunos. Destes, 600 estavam aptos a votar e escolheram a Juventude como tema, entre os 12 oferecidos na cédula. A iniciativa que elege um tema possibilita depois a escolha de um “vereador” para desenvolver projeto na área e ter a vivência como um parlamentar. A ideia é que até o final de outubro, as 15 escolas que integram o Parlamento Jovem possam definir um vereador por instituição.
Na E.M.E.F Thiago Wurth, o jovem João Antonio Rosa de Oliveira, se interessa por política e já pensa na candidatura. “Eu vou me candidatar. Tenho parentes na política e sei que é um caminho para construção daquilo que queremos para o bem de todos”, disse. Já a professora Miriam Dias comentou que o exercício da cidadania é excitante para os jovens e importante para a sua formação. “Eles estão muito empolgados e temos uma expectativa que teremos um vereador com um grande projeto na nossa escola”, comentou.
Até agora, oito escolas elegeram o Esporte como partido temático, duas o Emprego, uma a Cultura e duas a Juventude. Para votação os alunos recebem cédulas e escolhem um dos seguintes temas: Agricultura, Direitos Humanos, Esportes, Meio Ambiente, Cultura, Educação, Defesa do Consumidor, Emprego, Habitação, Saúde, Juventude e Segurança Pública.
Na próxima semana, o cronograma prevê a votação nas demais escolas inscritas e a abertura das inscrições nas instituições que já definiram os partidos temáticos. A previsão é que no início de novembro ocorra a eleição dos “vereadores”, que tomam posse no dia 25 de novembro. No dia 12 de dezembro, os 15 vereadores participam de Audiência Pública com o prefeito de Canoas, Jairo Jorge.
fonte: Prefeitura Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário