quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Juventude canoense rumo ao FSM

A prefeitura de Canoas promoveu hoje um encontro com representantes de projetos sociais e de grêmios estudantis, na Biblioteca Pública Municipal. Foram expostas idéias sobre a participação dos jovens canoenses no Fórum Social Mundial (FSM), que celebrará, em 2010, 10 anos do seu processo.
Para o Assessor Especial de Cooperação Internacional do Município de Canoas, Eduardo Mancuso, que participou do encontro, Canoas possui uma ótima disponibilidade de locais para atividades paralelas ao FSM, voltadas principalmente ao público jovem. “Esse evento tem uma carga simbólica e política muito importante para o estado, já que foi aqui que tudo começou”, pondera. De acordo com ele, esse será um fórum bem diversificado e descentralizado, por ter eventos em várias cidades metropolitanas. “Canoas terá conferencias com gente muito importante”, garante.
Foram apresentados quatro eixos que ligariam os jovens canoenses nesse encontro de uma comunidade extremamente diversa, que é o FSM. “Vila do Hip Hop”, “Cidade dos Estudantes”, “Capoeira” e “Esporte” foram citados como agregadores da base da juventude no Parque Esportivo Eduardo Gomes, onde ocorrerão manifestações culturais das mais diversas temáticas, durante o período do Fórum.
Enquanto aguardam o momento ideal no FSM, para produzirem a maior quantidade possível de referencias simbólicas comuns, os jovens, presentes no encontro, deram suas opiniões referentes ao sentido dessa iniciativa. Para Marcos Vieira, Secretário Geral da União Canoense de Estudantes, a idéia de Canoas ligar a juventude ao FSM é uma ótima forma de integração social, de jovens de baixa-renda se mostrarem presentes e atuantes nas articulações da juventude na sociedade.
Já para Letícia Moretto, representante do Grêmio Estudantil do Colégio Concórdia, essa é uma forma de preparar os jovens para um futuro próximo. “Tem que começar por nós, que seremos os governantes do amanhã”, finaliza.
fonte:Prefeitura Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário