quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Território de Paz é exemplo de uma nova segurança pública para Canoas


A concepção de segurança pública está passando por grandes transformações no Brasil. O Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) é o marco institucional dessa mudança de paradigma e foi adotado pela Prefeitura de Canoas. O Território de Paz, que concentra mais de 55 ações para o enfrentamento da violência e o Gabinete de Gestão Integrada Municipal são os principais projetos em execução desde o início do ano na cidade.
O Território de Paz de Canoas será lançado oficialmente na próxima sexta-feira, 9, na Vila Comtel, no Guajuviras. Já o GGIM funciona desde o ano passado, mas, efetivamente passou a realizar o trabalho de segurança integrada e inteligente apenas em 2009. As duas ações são exemplos concretos de que a nova metodologia que surge com o Pronasci vai além do trabalho das polícias. O desafio de reduzir os índices de violência passa a ser compartilhado por políticas sociais, de infra-estrutura, de informação, e também policiais inseridos num novo contexto de proximidade com a comunidade.
É esta concepção que começa a tomar forma em Canoas. Com a integração entre Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal. No final desta semana, instala-se uma série de projetos e ações estruturais para reinserção social e ocupação dos espaços públicos, dois grandes aliados da cultura de paz no Guajuviras.

fonte:Prefeitura Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário