segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Alunos da rede municipal de Canoas voltam às aulas

As escolas municipais de Canoas voltaram às aulas normalmente, nesta segunda-feira, dia 3. A prefeitura continua monitorando a doença no município e prestando informações à população. Ao todo, são mais de 34 mil alunos nas 73 escolas de ensino infantil e fundamental da rede municipal.
Para que a comunidade escolar possa retornar de forma segura e sadia, prevenida da gripe “A”, os alunos devem seguir as dicas de prevenção relacionadas no folheto entregue hoje pela manhã à comunidade escolar: alunos, pais e professores das escolas.
Os secretários de Educação, Paulo Ritter, e da Saúde, Beth Colombo, acompanhados de agentes de endemia, estiveram na Escola Thiago Würth, localizada na Avenida Mathias Velho, na Avenida Rio Grande do Sul, entregando folhetos de esclarecimento sobre a gripe e recebendo os alunos.

Dicas de prevenção

  • Lave as mãos várias vezes ao dia;
  • Sempre use lenço ao espirrar ou tossir;
  • Evite compartilhar chimarrão, alimentos, copos e objetos de uso pessoal;
  • Mantenha o ambiente arejado na escola e em casa;
  • Alunos com sintoma de gripe devem evitar o contato direto com outras pessoas;

Com sintomas de gripe procure uma unidade de saúde e, se orientado por médico, fique em casa. Uma das primeiras alunas a chegar na escola foi Vitória Costa Chaves, de 9 anos, cursando o quarto ano, veio acompanhada da mãe Valéria Silveira Chaves, e imediatamente recebeu o folheto explicativo. Segundo ela, todos em casa já tomam os cuidados para evitar o contágio da gripe “A”. Antes de ir embora, recomendou a filha que lave sempre as mãos: antes de comer a merenda e após a ida ao banheiro.
O secretário de Educação, Paulo Ritter, afirmou que a comunidade escolar de Canoas está retornando às aulas após uma semana de intervalo em clima de total tranqüilidade e segurança. “A escola tem neste caso da gripe um papel ativo de educação preventiva”, explicou, acrescentando que cada terá um agente de endemia e qualquer sintoma da doença será comunicada à equipe médica. No total, são 110 profissionais da saúde que estarão monitorando o quadro da gripe “A” no município.
Já a secretária de Saúde, Beth Colombo, enfatizou que, antes mesmo da volta às aulas, o município já havia tomado todas as ações de orientação aos professores, pais e alunos. Beth Colombo disse que Canoas tem 340 mil habitantes e registrou até agora 21 casos suspeitos da gripe, mas “ felizmente nenhuma confirmação”. A secretária explicou que a volta às aulas foi uma decisão de governo e que não foram encontradas razões objetivas que fizessem retardar o início das aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário