segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Escolas de Canoas voltam às aulas com muitas orientações

Cerca de 47,6 mil alunos do município e 4,5 mil de Nova Santa Rita retomam atividades.

Hoje é dia de os alunos pegarem os cadernos, arrumar as mochilas e voltar às aulas depois de 10 dias a mais do retorno previsto das férias. Para a volta às aulas, suspensas por cautela para evitar a transmissão da Gripe A (H1N1), muitas orientações foram repassadas aos diretores e professores da rede de ensino estadual em Canoas e Nova Santa Rita, das municipais de Nova Santa Rita e particulares. Em Canoas, apenas as municipais funcionaram desde o dia 3 deste mês. No total, cerca de 47,6 mil alunos das unidades estaduais e particulares de Canoas e 4,5 mil das estaduais e municipais de Nova Santa Rita retomam as atividades. Diretores e professores estão incumbidos da missão de cuidar para que os alunos cumpram as medidas preventivas, evitando a transmissão da doença.
O aluno da 6ª série da escola estadual Jussara Polidoro Alexandre Silveira Júnior, 12 anos, preparou a mochila e o material escolar ontem à noite. "Passei as férias jogando bola e me divertindo. Achei muito bom ter mais tempo para diversão, só que o ruim é ter que recuperar as aulas aos sábados", diz. O garoto concordou com o posicionamento da Secretaria Estadual da Educação em adiar o reinício. "Podemos ver quem da família está gripado, já na escola não".

Faxina
Enquanto aproveitava o período, na escola dele os preparativos começaram na última segunda-feira, com um processo de "grande faxina". O álcool que antes não tinha tanto destaque, virou peça-chave na hora da limpeza. A vice-diretora do turno da manhã, Luciane Velasques, conta que as recomendações são intensas. "Vamos encaminhar uma circular pedindo que os pais não mandem as crianças para escola se estiverem com algum sintoma da doença", conta. O cuidado quanto a empréstimos de materiais escolares é uma das dicas elaboradas pela Secretaria de Educação. No retorno, o aluno não deve esquecer a garrafinha de água, pois os bebedouros estão provisoriamente desligados para evitar o contato.
Na última terça-feira, a 27ª Coordenadoria Regional de Educação se reuniu com diretores para orientação. Os professores também receberam instruções na quinta-feira para saber como agir diante de um caso suspeito. "Se o aluno tiver algum sintoma como coriza, tosse ou estiver meio febril, deve ser encaminhado para casa", alerta a coordenadora Liane Leote. Em Nova Santa Rita, as professoras também terão álcool em gel para colocar nas mãos dos alunos. "Estamos seguindo todas as recomendações da Secretaria da Saúde", fala a secretária de Educação, Helenise da Rosa.

Fim do ano letivo previsto para dezembro
De acordo com a coordenadora da 27ª Coordenadoria Regional de Educação, Liane Leote, a recuperação dos 10 dias inseridos no calendário de férias deve ocorrer aos sábados, e cada escola montará um cronograma que será homologado na 27ª CRE. "Temos 15 sábados até o final do ano e podemos recuperar até dezembro", diz. A previsão de término das aulas é 23 de dezembro, mas algumas devem finalizar até dia 30 do mesmo mês. No mesmo sentido, as escolas particulares terão aulas aos sábados. Segundo o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado no Estado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), Osvino Toillier, a expectativa é que se encerre também até o final de dezembro. "Não vejo grandes problemas em voltar às aulas, mas cada escola vai informar sobre a gripe da melhor forma encontrada, seja por circular, folders, internet ou mesmo site", aponta. As escolas tiveram recomendação especial sobre a limpeza das salas de aulas. "Após cada turno haverá higienização, tanto dos ambientes quanto dos brinquedos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário