quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Alunos fazem placas de ruas da Santo Operário, em Canoas


Iniciativa partiu de um dos pequenos depois de saber que as ruas do Centro são identificadas.

É desenhando uma letra depois da outra em pedaços de madeira que alunos da Escola de Educação Infantil Vó Maria, na vila Santo Operário, dão exemplo de cidadania. Por meio do projeto Identificando Nosso Bairro, desenvolvido dentro do programa Apoio Socioeducativo em Meio Aberto, eles já confeccionaram 40 placas que mais tarde serão pregadas nos postes das esquinas do bairro Mathias Velho, indicando os nomes das vias.
De acordo com o diretor da Vó Maria, José Mauro dos Santos, a iniciativa partiu de um dos pequenos depois de saber que as ruas do Centro são identificadas. Ele conta que a atividade vai durar "enquanto tiver rua sem placa no bairro". Depois, pensa em dar continuidade ao projeto fazendo a numeração de casas.
As crianças de 8 a 12 anos explicam os passos de produção das placas: "A gente lixa a madeira, pinta de branco, desenha as letras e depois pinta. Daí espera secar para passar o verniz." A última etapa é feita apenas pela monitora das oficinas, Maria Terezinha da Silva, que percebe o encantamento dos alunos pela atividade e contesta quem diz que "isso é coisa que só a Prefeitura devia estar fazendo".
Orgulhoso por pintar o nome da rua Índio Sepé, onde mora, Willian Guilherme Neves Soares, 9 anos, era um dos alunos concentrados na tarefa. Na montagem dos nomes das ruas, Evelin Cristine Pedroso Pedro, 11, resume o propósito da iniciativa: "A gente vai botar as placas para ajudar as pessoas". Para quem quiser auxiliar, a Associação Beneficente e Educadora Vó Maria aceita a doação de madeira maciça, tinta acrílica atóxica e pincéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário